Sobre MARAPA

A MARAPA surge na sequência do término do Projecto de Apoio à Pesca Artesanal, (PAPAR), financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) em 1997. Os funcionários afetos ao projecto decidiram criar uma associação que foi publicada no Diário da Republica n°14 em Dezembro 1999: ONG MARAPA.

No contexto insular em que São Tomé e Príncipe se encontra, as temáticas do ambiente marinho, dos recursos haliêuticos e da pesca artesanal são de extrema importância.

A ONG MARAPA, fundada em 1999, é reconhecida pelo seu conhecimento ao nível do país nestes domínios. Criada por técnicos da pesca, biólogos marinhos e agentes do desenvolvimento, a MARAPA mantém esta pluridisciplinaridade no seio da sua equipa, de modo a ter uma visão global dos problemas do arquipélago.

As suas acções vão no sentido da protecção dos habitats e ecossistemas marinhos e costeiros do território, da co-gestão dos recursos haliêuticos e apoio aos actores da fileira da pesca.

Membros

Membros Fundadores

Adelino Afonso

Albertino Pires dos Santos

Elisio Neto do Espírito Santo

João Pessoa Lima

Manuel Jorge de Carvalho do Rio

projeção

Nossa Projeção

Missão

Como organização não governamental de direito são-tomense, a MARAPA apoia o sector da pesca artesanal e protege o ambiente marinho e costeiro, através da investigação, difusão de conhecimentos, sensibilização das populações e decisores, capacitação dos actores e estruturação de actividades económicas.

Valores

Autonomia, Transparência, Responsabilidade, Excelência, Concertação, Sustentabilidade, Solidariedade, Justiça,

Visão

MARAPA pretende ser uma referencia incontornável a nível nacional e sub regional na gestão sustentável dos recursos marinhos e costeiros, na perspectiva de melhorar a qualidade de vida e o bem estar das populações costeiras.

Gestão integrada dos recursos haliêuticos

Apoio ao sector da pesca artesanal

Apoio a produção

Embarcações, materiais de pesca, , recifes artificiais, ...

Apoio a comercialização

Transformação, conservação, commercialização local e exportação

Melhoramento das condições de vida das comunidades isoladas

formação, sensibilização

Proteção do ambiente marinho

Proteção das tartarugas marinhas

Educação Ambiental

Ecoturismo de base comunitária

Áreas marinhas protegidas

Organigrama